Tenho o objetivo de relatar o antes e depois de uma pessoa gastroplastizada, não só o procedimento, mas também, o dia a dia que são repletos de dúvidas, medos e incertezas. Compartilhando experiências físicas e emocionais que ajudem a quem, assim como eu, busca a troca de informações e palavras de apoio para um momento tão decisivo.

Um beijo grande a todas que acompanham!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

2a. reunião pré-bariátrica!!! - DIA DECISIVO

Tivemos três palestras q considerei muito importante (Psicóloga, Nutricionista e o próprio Cirurgião). Vou tentar falar um pouquinho de cada uma

Psicóloga - Existe toda uma avaliação individualizada antes da cirurgia q levará a um melhor acompanhamento no pós operatório. Fomos chamados de obesos emagrecidos, quer dizer, perdemos peso mas temos q mudar nossa mentalidade...para uns será mais fácil, para outros, a relação com a comida é algo intenso q pode levar a depressão o que nem sempre é percebida pelo gastroplastizado e é aí q entra a  família q tem q está atenta, caso isso ocorra, para informar a psicóloga (por telefone... não esperar para o dia da consulta).

Nutricionista - Nem sempre o fator q desencadeia a depressão é psicológico, muitas vezes, pode ser por falta de algum nutriente. Daí o casamento perfeito PSICOLOGIAxNUTRIÇÃO. O resto é seguir ao pé da letra as orientações - GENTE, ISSO É SÉRIO... já li depoimentos de pessoa q se deram muito mal por não seguirem o protocolo - NEM SEMPRE há óbito por causa da cirurgia, pois até aí estamos seguindo tudo direitinho, alguma vezes é  por falta de responsabilidade e comprometimento no pós operatório.

Cirurgião - Essa palestra pra mim e para muitas q lá estavam, foi decisiva. Há a pergunta q não quer calar (Doutor! Quantas pessoas o Sr. operou q foram a óbito?????) Não precisamos fazer essa pergunta durante a palestra pois esse foi um dos itens q ele abordou, ele falou que já fez mais de 2 mil cirurgias e houve 2 mortes (Uma cadeirante de - acho q ele disse - 61 anos e uma jovem q morava no interior e q após 1 mês ligou dizendo q estava com pneumonia e só após 10 dias compareceu ao consultório dele, ele atribuiu esse fato a baixa imunidade pela falta do devido acompanhamento nutricional, mas enfatizou q não se isentava do ocorrido, ele era responsável por elas). O Dr, Víctor também falou sobre a questão do Diabetes -q quanto menos tempo se for portador da doença e em q nível de tratamento o paciente se encontrar, melhor será o resultado - no entanto, enfatizou q em todos casos, haverá, senão a normalização, uma melhora considerável. Disse q a cirurgia, menos havendo riscos (pq é óbvio q toda cirurgia os tem) ela é segura - Até meu marido q era contra eu fazer a gastroplastia, ficou bem mais tranquilo. Falou também sobre dumpping (dor, sensação de desmaio e até sensação de quase morte (segundo entendi, isso ocorre pq o paciente não está comendo o que ou como ou a quantidade q deveria e q isso ocorre com um percentual pequeno de operados, apesar q ele considera uma boa reação por ser um freio ao paciente) também citou o entalo q tem q comer conforme a orientação pq senão entala mesmo e se isso acontecer tem q relaxar e esperar passar, q não se preocupe pq não vai morrer pq não compromete as vias respiratórias - Abordou os tipos de cirurgia e todo o procedimento de forma muito responsável, fiquei bem satisfeita.
Considero essa reunião um divisor de águas, estou bem mais segura e confiante, foi realmente decisivo pra mim, estou fortalecida - com medo sim, porém consciente, não deixando o medo me dominar.
Confio q tudo dará certo - desta vez com certa tranquilidade - os fantasmas diminuíram consideravelmente.

Um conselho - Procure um bom profissional - cuidado com os açougueiros - se informe, participe das reuniões, pergunte, pesquise, tire todas as dúvidas, quanto mais vc fizer isso mais segura se sentirá.

E não deixe, de seguir exatamente TODAS as orientações q forem passadas e compareça a TODAS as consultas mensais do pós operário. Gaste um pouco mais, mas vale a pena - é a sua vida e a sua saúde - Já li um caso de uma pessoa com mais de um ano de cirurgia morrer desnutrida, pq considerou esse acompanhamento irrelevante. Vou falar sobre isso várias vezes!!!

Ah!!! Não deixem de levar um acompanhante da sua família para as reuniões.Quanto mais sua família estiver envolvida e informada, melhor será para vc, principalmente no pós operatório

Bjs a todas(os) e que DEUS nos acompanhe.

Nenhum comentário: